Fonoterapias

Fonoterapias
A Fonoaudiologia trabalha com a prevenção e tratamento de doenças relacionadas à comunicação humana, que engloba patologias diversas da fala, linguagem, voz, dificuldade de deglutição, mastigação e respiração. Dificuldades de aprendizagem e educação, além de motricidade oral, disfagia, dificuldades alimentares, recusa e seletividade alimentar entre outras. Veja alguns benefícios ao optar pelo tratamento em casa (home care) : • Economia de tempo e recursos do paciente; • Maior praticidade no tratamento; • Tratamento personalizado e individualizado com foco total na melhora da saúde do paciente; Humanização e conforto para pacientes acamados, sendo eles crianças , adultos e idosos.

Transição de Via Alternativa de Alimentação


Resultado de imagem para SNE, SGE ou GTT, sonda

               Fonoaudiologia para Transição de Via Alternativa de Alimentação
depois de ter sido realizada uma cuidadosa avaliação clínica, junto com exames complementares, é que o paciente será submetido a uma SNE, SGE ou GTT, sendo que depois do procedimento a reabilitação com o profissional da Fonoaudiologia se faz necessária. Há casos em que o paciente consegue ter seu quadro revertido, por meio do adequado treino de ganhos funcionais.

Resultado de imagem para SNE, SGE ou GTT, sonda
            As sondas são utilizadas como suporte nutricional. Com o aumento de pessoas com doenças crônicas, especialmente nos idosos, as sondas auxiliam no aporte de nutrientes. Dessa forma, elas são reconhecidas como fator definitivo na recuperação de pacientes. Em alguns casos sua utilização não é por tempo indefinido, podendo o sujeito até mesmo voltar a ter uma alimentação saudável. Elas também são indicadas para indivíduos que apresentem disfagia, sendo impossibilitada a alimentação por via oral.

       A sonda que é colocada pelo nariz, indo até o intestino é chamada de Sonda Nasoenteral (SNE). Ela tem como finalidade exercer as funções de transmitir a alimentação para o paciente. Dessa forma, não é qualquer tipo de alimento que deverá ser processado, uma vez que de forma normal o processo digestivo deveria ter sido realizado. Sua aplicação deve ser realizada apenas com profissionais de nível superior. Seu comprimento varia de 50 a 150 cm, e de diâmetro médio interno de 1,6 mm e externo de 4 mm, em que podem ser vistos número marcados ao longo de sua extensão.
              A Sonda Nasogátrica (SNG) é utilizada para drenagem ou alimentação através de sonda. Seu manuseio requer treino e sua prescrição é feita por profissionais da área da saúde. Sua introdução se inicia pelo nariz, indo até o estômago.
          A Gastrostomia (GTT), por sua vez, é uma abertura realizada no estômago do paciente, através de cirurgia. Seu objetivo é facilitar a alimentação enteral e o controle de líquidos, nos momentos em que há a impossibilidade por via oral. Sua principal função, além de prover alimentação e ganho calórico adequado, é evitar as consequências dos distúrbios da deglutição