Fonoterapias

Fonoterapias
A Fonoaudiologia trabalha com a prevenção e tratamento de doenças relacionadas à comunicação humana, que engloba patologias diversas da fala, linguagem, voz, dificuldade de deglutição, mastigação e respiração. Dificuldades de aprendizagem e educação, além de motricidade oral, disfagia, dificuldades alimentares, recusa e seletividade alimentar entre outras. Veja alguns benefícios ao optar pelo tratamento em casa (home care) : • Economia de tempo e recursos do paciente; • Maior praticidade no tratamento; • Tratamento personalizado e individualizado com foco total na melhora da saúde do paciente; Humanização e conforto para pacientes acamados, sendo eles crianças , adultos e idosos.

Distúrbio do Processamento Auditivo Central

              A desordem do processo auditivo (DPA) ocorre quando nosso cérebro é incapaz de processar corretamente as informações que escutamos, logo, a mensagem é perdida ou mal entendida.
               A dificuldade de processar a informação independe do nível de audição e da habilidade intelectual do indivíduo. Isso acontece pois o sistema nervoso central processa o estímulo sonoro incorretamente e a decodificação é lenta.
                Em um ambiente barulhento, a audição é prejudicada, porém, conseguimos separar o som emitido pelo locutor e a figura fundo. Esse processo não pode ser realizado por uma pessoa com DPA, pois o distúrbio causa dificuldade em localizar sons e bloquear ruídos externos.


        Atualmente, a DPA foi classificada como um distúrbio cognitivo, pois o impacto negativo na aquisição de linguagem, desenvolvimento social e desempenho escolar é alto.                     
                Frequentemente é confundido com as formas de autismo, portanto, a DPA não deve ser confundida com distúrbios mentais.

Manifestações:
- Problema de manifestação de fala;
- Problema de decodificação e codificação;
- Dificuldade de compreensão em ambientes ruidosos;
- Inversões de letras e ordem de escrita;
- Dificuldade de compreender a leitura;
- Tendência ao isolamento;
- Dificuldade em processos escolares;
- Impressão de problemas auditivos.

              O trabalho do fonoaudiólogo no tratamento da desordem do processamento auditivo é desenvolver habilidades auditivas: detecção, localização, sensação, discriminação, atenção, reconhecimento e memória auditiva. Assim, o aprendizado pelo canal auditivo, a compreensão e produção da linguagem oral são estimulados.