O desenvolvimento da Linguagem é um processo lento, pois é através do amadurecimento do cérebro, durante a fase infantil, que essa ferramenta estará devidamente estruturada. O aprendizado, no entanto, deve acompanhar determinados procedimentos, de modo que a criança – aos cinco anos – já tenha adquirido sua língua pátria por completo. Em algumas situações, porém, uma pessoa totalmente desenvolvida pode perder as habilidades Linguísticas.
O sistema sensorial humano se desenvolve, à medida que o tempo passa. Em termos cognitivos, os avanços também se tornam maiores, contribuindo para uma maior habilidade linguística.
O atraso de Linguagem, porém, caracteriza-se pela ausência ou retardo no surgimento da linguagem oral, na idade em que isso normalmente ocorre. Em outras situações, pessoas que tenham sofrido lesões neurológicas podem perder de forma parcial ou total as habilidades linguísticas que tenha adquirido ao longo da vida.
As causas mais frequentes do atraso de Linguagem ou até mesmo seu comprometimento são:
Estimulação ambiental deficiente;
Bilinguismo;
Problemas orgânicos;
Distúrbios emocionais;
O tratamento fonoaudiológico consiste em fazer com que o indivíduo possa ter uma melhora em seu quadro. Os resultados, por sua vez, variam, uma vez que os fatores desencadeadores de tal problema é que determinarão o processo de recuperação e melhora. Além disso, o paciente dependerá de seu desempenho e do auxílio dos familiares para superar tal situação.