Fonoterapias

Fonoterapias
A Fonoaudiologia trabalha com a prevenção e tratamento de doenças relacionadas à comunicação humana, que engloba patologias diversas da fala, linguagem, voz, dificuldade de deglutição, mastigação e respiração. Dificuldades de aprendizagem e educação, além de motricidade oral, disfagia, dificuldades alimentares, recusa e seletividade alimentar entre outras. Veja alguns benefícios ao optar pelo tratamento em casa (home care) : • Economia de tempo e recursos do paciente; • Maior praticidade no tratamento; • Tratamento personalizado e individualizado com foco total na melhora da saúde do paciente; Humanização e conforto para pacientes acamados, sendo eles crianças , adultos e idosos.

Lábio Leporinio

                  As fissuras labiopalatinas são malformações congênitas que atingem o lábio e o palato (céu da boca). Afetam uma a cada 650 crianças nascidas no Brasil e são consideradas deformações craniofaciais, podendo ser classificadas como anteriores ou posteriores.
                  Essa anomalia é considerada uma das mais comuns e o tratamento deve ser iniciado desde o ventre materno e continuado após o nascimento, o que envolve vários especialistas tais como: ortodontista, otorrinolaringologista, pediatra, cirurgião plástico, psicólogo, nutricionista e também o fonoaudiólogo, afim de que a criança possa se reabilitar completamente.
                 A função da fonoaudiologia para o tratamento dessa deformidade é atuar no pré e pós operatório orientando na fase inicial de sucção, alimentação e por consequência, buscar o bom funcionamento das estruturas que sofreram alterações em decorrência da má formação.
                    Quanto a fase de sucção (alimentação de leite materno), o fonoaudiólogo auxiliará na orientação da escolha do bico de mamadeira mais adequado, a posição correta para amamentar a criança, entre outros, lembrando que no período pós-cirúrgico, não é permitido a utilização de mamadeira, recomendando-se apenas alimentos pastosos por volta de 3 meses.