Fonoterapias

Fonoterapias
A Fonoaudiologia trabalha com a prevenção e tratamento de doenças relacionadas à comunicação humana, que engloba patologias diversas da fala, linguagem, voz, dificuldade de deglutição, mastigação e respiração. Dificuldades de aprendizagem e educação, além de motricidade oral, disfagia, dificuldades alimentares, recusa e seletividade alimentar entre outras. Veja alguns benefícios ao optar pelo tratamento em casa (home care) : • Economia de tempo e recursos do paciente; • Maior praticidade no tratamento; • Tratamento personalizado e individualizado com foco total na melhora da saúde do paciente; Humanização e conforto para pacientes acamados, sendo eles crianças , adultos e idosos.

Labirintite

                       Apesar de comum, o termo "labirintite" é impróprio. Nosso ouvido possui duas estruturas importantes que formam o labirinto: o vestíbulo que é responsável pelo equilíbrio do corpo humano e a clócea, responsável pela audição. Geralmente as pessoas designam como labirintite qualquer distúrbio que afete essas duas estruturas, mas o correto é falar em labirintopatia, sendo a labirintite uma ramificação da própria labirintopatia.

                              A labirintite é uma patologia de origem infecciosa que provoca efeitos desagradáveis como tonturas e náuseas e se manifesta normalmente em indivíduos na faixa dos 40 ou 50 anos, sendo decorrente de alterações metabólicas e vestibulares.
O aumento de níveis de colesterol, triglicérides e ácido úrico, podem causar alterações nas artérias, reduzindo a circulação do sangue no cérebro e labirinto, resultando na labirintite.
                              Para diagnosticar a labirintite, é importante passar por avaliação clínica e exame otoneurológico, assim como tomografia e ressonância magnética que também podem ser úteis para a confirmação do diagnóstico.
                   A fonoaudilogia auxiliará exercitando o labirinto através de intervenção terapêutica em conjunto com o uso de medicamentos ou não, a fim de diminuir os enjoos, tonturas, zumbidos e mal-estar típicos da infecção.
A reabilitação vestibular é um tratamento indicado para alguns casos e visa restabelecer o equilíbrio através do estímulo e aceleração de mecanismos naturais de compensação.
É importante que quem já sofre dessa patologia, se atente a alguns cuidados como:

- evitar ingerir álcool;
- não fumar;
- opte por uma dieta saudável e mantenha o peso ideal;
- evitar ingestão de colesterol.