O Mal de Parkinson é uma doença degenerativa que afeta o sistema nervoso, na maioria das vezes, dos idosos. A função mais afetada é a motora, além de prejudicar a linguagem, causar distúrbios neuromotores, dificultando a fala e a voz e, causar dificuldade de Deglutição.
A deglutição, por envolver mecanismos motores, sofre alterações que podem aparecer nos sintomas da doença, como a Disfagia (dificuldade de deglutição).
A disfagia faz com que o paciente com Mal de Parkinson tenha dificuldades de mastigar, dependência na alimentação, ausência de sinais involuntários durante a mastigação, alterações na mobilidade da língua e outros. Os sintomas que o idoso apresenta são rigidez muscular durante a mastigação, escape de saliva, tosse e possível penetração e aspiração do alimento.

Se o Fonoaudiólogo detectar precocemente a disfagia, a possibilidade de o paciente recuperar a função da deglutição é grande. O profissional elabora o tratamento específico para cada paciente e, com a ajuda dos familiares, inicia exercícios que envolvam as articulações, deglutição e fonação