Atuação em situações que contribuam para a promoção, aprimoramento e prevenção de alterações dos aspectos relacionados à audição, linguagem (oral e escrita), motricidade
- ATENDIMENTO PERSONALIZADO
- CONSULTORIA E ASSESSORIA FONOAUDIOLÓGICA
- PALESTRAS
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A fonoaudiologia escolar atua tanto na escola comum quanto em escolas especiais.A atuação do profissional dessa área é ampla e de grande importância no processo educacional, além do acompanhamento com os alunos é realizado um trabalho com os educadores, no sentido de utilizar técnicas que os auxiliem de uma maneira diferenciada na prática, assim são capazes de detectar possíveis distúrbios e fazer o devido encaminhamento.
Em uma escola, o campo de trabalho abrange três funções principais: Participação na Equipe; Triagem; Terapia.
O assessor tem a função de transmitir os conhecimentos específicos da sua área para os demais do grupo, utilizando diversos recursos, através de palestras, pequenos cursos, programas de treinamento e outros. Compete a ele também elaborar planejamentos trabalhando em equipe com o orientador pedagógico.
A triagem é feita de forma individual visto que tem como objetivo avaliar a comunicação oral e escrita do indivíduo através de uma bateria de testes elaborados pelo fonoaudiólogo. Após a realização desses, é feito a orientação aos pais e educadores e caso seja necessário, o indivíduo é encaminhado para o profissional responsável pela patologia.
A escola é um lugar privilegiado para o acompanhamento do desenvolvimento infantil, beneficiando-se da soma de olhares das disciplinas que se ocupam da aprendizagem, entre as quais a Fonoaudiologia. Em todo o processo de desenvolvimento, a linguagem é o elemento propulsor das aprendizagens que a criança constrói. No ambiente escolar, o fonoaudiólogo é o profissional que pode colaborar no processo de aprendizagem com os conhecimentos e orientações acerca da comunicação da criança (linguagem oral e escrita, fala, voz e audição), tanto nas instituições públicas, como privadas. Este campo de atuação objetiva a prevenção a dificuldades de aprendizagem, e, mais do que isso, a promoção de estratégias e atividades, em parceria com o professor e a equipe escolar, que estimulem o adequado desenvolvimento da linguagem e da comunicação das crianças, adolescentes e adultos atendidos pelas escolas. A manutenção da saúde vocal do professor também é beneficiada pela atuação do fonoaudiólogo em instituições de ensino.
A Resolução nº 382, de 20 de abril de 2010, do Conselho Federal de Fonoaudiologia, dispõe sobre as atribuições do especialista em Fonoaudiologia Escolar/Educacional. Nesta destacam-se, entre outros aspectos: a atuação na equipe escolar; a realização de diagnóstico institucional de situações de ensino-aprendizagem relacionadas à área da Fonoaudiologia; a participação no planejamento educacional; a elaboração e o desenvolvimento de projetos que contribuam para o desenvolvimento de habilidades e competências de educadores e de educandos. O direcionamento deste tipo de trabalho sempre tem como foco à otimização do processo de ensino-aprendizagem.
Perguntas frequentes:
O trabalho do fonoaudiólogo na escola é recente?
Não, apesar de ser reconhecida como especialidade há pouco tempo, a Fonoaudiologia no Brasil surgiu para ajudar professores a solucionar
problemas de crianças que não aprendiam, por possuírem alguma dificuldade de comunicação. Portanto, Fonoaudiologia e Educação têm uma relação colaborativa bastante antiga.
A terapia fonoaudiológica pode ser feita em escolas?
Não. O Conselho Federal de Fonoaudiologia veda o atendimento clínico de crianças em escolas, mesmo sendo inclusivas. O atendimento clínico/terapêutico é permitido somente nas escolas de educação especial, desde que seja respeitado o horário escolar do aluno.
O fonoaudiólogo educacional pode realizar um trabalho volta do à saúde vocal do professor?
Sim, assumindo o pape de agente de promoção de saúde o fonoaudiólogo
educacional poderá desenvolver ações de aconselhamento e educação em
saúde para professores e demais profissionais da equipe. Um exemplo claro tem sido as estratégias de promoção da saúde vocal,uma vez que a voz é o principal instrumento de trabalho dos professores.
O fonoaudiólogo pode atuar com consultorias , planejamento e ges -
tão educacionais?
Sim, independentemente de ser consultor ou gestor, o fonoaudiólogo
deve conhecer os problemas da escola (ou da rede), identificar prioridades
e propor alternativas viáveis, considerando o contexto econômico e sociocultural da escola e de sua clientela.
A escola é um lugar privilegiado para o acompanhamento do desenvolvimento infantil, beneficiando-se da soma de olhares das disciplinas que se ocupam da aprendizagem, entre as quais a Fonoaudiologia. Em todo o processo de desenvolvimento, a linguagem é o elemento propulsor das aprendizagens que a criança constrói. No ambiente escolar, o fonoaudiólogo é o profissional que pode colaborar no processo de aprendizagem com os conhecimentos e orientações acerca da comunicação da criança (linguagem oral e escrita, fala, voz e audição), tanto nas instituições públicas, como privadas. Este campo de atuação objetiva a prevenção a dificuldades de aprendizagem, e, mais do que isso, a promoção de estratégias e atividades, em parceria com o professor e a equipe escolar, que estimulem o adequado desenvolvimento da linguagem e da comunicação das crianças, adolescentes e adultos atendidos pelas escolas. A manutenção da saúde vocal do professor também é beneficiada pela atuação do fonoaudiólogo em instituições de ensino.
A Resolução nº 382, de 20 de abril de 2010, do Conselho Federal de Fonoaudiologia, dispõe sobre as atribuições do especialista em Fonoaudiologia Escolar/Educacional. Nesta destacam-se, entre outros aspectos: a atuação na equipe escolar; a realização de diagnóstico institucional de situações de ensino-aprendizagem relacionadas à área da Fonoaudiologia; a participação no planejamento educacional; a elaboração e o desenvolvimento de projetos que contribuam para o desenvolvimento de habilidades e competências de educadores e de educandos. O direcionamento deste tipo de trabalho sempre tem como foco à otimização do processo de ensino-aprendizagem.
Perguntas frequentes:
O trabalho do fonoaudiólogo na escola é recente?
Não, apesar de ser reconhecida como especialidade há pouco tempo, a Fonoaudiologia no Brasil surgiu para ajudar professores a solucionar
problemas de crianças que não aprendiam, por possuírem alguma dificuldade de comunicação. Portanto, Fonoaudiologia e Educação têm uma relação colaborativa bastante antiga.
A terapia fonoaudiológica pode ser feita em escolas?
Não. O Conselho Federal de Fonoaudiologia veda o atendimento clínico de crianças em escolas, mesmo sendo inclusivas. O atendimento clínico/terapêutico é permitido somente nas escolas de educação especial, desde que seja respeitado o horário escolar do aluno.
O fonoaudiólogo educacional pode realizar um trabalho volta do à saúde vocal do professor?
Sim, assumindo o pape de agente de promoção de saúde o fonoaudiólogo
educacional poderá desenvolver ações de aconselhamento e educação em
saúde para professores e demais profissionais da equipe. Um exemplo claro tem sido as estratégias de promoção da saúde vocal,uma vez que a voz é o principal instrumento de trabalho dos professores.
O fonoaudiólogo pode atuar com consultorias , planejamento e ges -
tão educacionais?
Sim, independentemente de ser consultor ou gestor, o fonoaudiólogo
deve conhecer os problemas da escola (ou da rede), identificar prioridades
e propor alternativas viáveis, considerando o contexto econômico e sociocultural da escola e de sua clientela.