Fonoterapias

Fonoterapias
A Fonoaudiologia trabalha com a prevenção e tratamento de doenças relacionadas à comunicação humana, que engloba patologias diversas da fala, linguagem, voz, dificuldade de deglutição, mastigação e respiração. Dificuldades de aprendizagem e educação, além de motricidade oral, disfagia, dificuldades alimentares, recusa e seletividade alimentar entre outras. Veja alguns benefícios ao optar pelo tratamento em casa (home care) : • Economia de tempo e recursos do paciente; • Maior praticidade no tratamento; • Tratamento personalizado e individualizado com foco total na melhora da saúde do paciente; Humanização e conforto para pacientes acamados, sendo eles crianças , adultos e idosos.

Distrofia Muscular

             Pessoas que são acometidas com Distrofia Muscular apresentam alterações fonoaudiológicas tais como Disfagia, Disartria, Disfonia e Dispneia. Esses problemas, por sua vez, acontecem em função da atrofia, fraqueza e fadiga da musculatura. Há casos variados de idade em que se apresentam. Alguns recém-nascidos e até mesmo pessoas com idades mais avançadas podem ser diagnosticadas com a Distrofia.
                   Os profissionais da área de Fonoaudiologia acompanham muitas vezes os sintomas de Disfagia Orofaríngea, que está ligada a falta de capacidade em mastigar os alimentos. Outros sintomas podem ser ocasionados pela Distrofia Muscular, o enfraquecimento nos músculos respiratórios, junto dos distúrbios da mobilidade esofágica e a letargia no esvaziamento gástrico podem culminar em pneumonia aspirativa.
                       A fraqueza muscular na língua, conhecido como hipotonia, é a válvula que faz com que a fala fique lenta, laboriosa e truncada. O tratamento por meio da adaptação do paciente à Motricidade Oral é uma das melhores formas de reabilitação. Além disso, as orientações dadas tanto aos pacientes quanto aos cuidadores e familiares podem fazer do processo de recuperação algo menos traumático.