Fonoterapias

Fonoterapias
A Fonoaudiologia trabalha com a prevenção e tratamento de doenças relacionadas à comunicação humana, que engloba patologias diversas da fala, linguagem, voz, dificuldade de deglutição, mastigação e respiração. Dificuldades de aprendizagem e educação, além de motricidade oral, disfagia, dificuldades alimentares, recusa e seletividade alimentar entre outras. Veja alguns benefícios ao optar pelo tratamento em casa (home care) : • Economia de tempo e recursos do paciente; • Maior praticidade no tratamento; • Tratamento personalizado e individualizado com foco total na melhora da saúde do paciente; Humanização e conforto para pacientes acamados, sendo eles crianças , adultos e idosos.

Câncer de cabeça e pescoço



                         O câncer de cabeça e pescoço é composto por um grupo de tumores que afeta diversas áreas, entre elas: cavidade oral, nasofaringe, orofaringe, hipofaringe, laringe, cavidade nasal, seios paranasais e glândulas salivares, responsáveis pelas funções de fala, deglutição, respiração, paladar e olfato.
                           
Resultado de imagem para CANCER DE PESCOÇO
                   A maior causa do câncer de cabeça e pescoço, cuja incidência tem crescido nos últimos anos, é o tabagismo e o etilismo, sendo que a chance de desenvolvimento do câncer entre esse grupo é 200 vezes maior em relação aos outros. Mais fatores que podem causar a doença são: infecções virais, exposição à radiação, má alimentação (como excesso de gorduras e baixo consumo de frutas e vegetais) e susceptibilidade genética.

                      O tratamento da doença é realizado por uma equipe multidisciplinar que envolve um oncologista, odontologista, psicólogo, fonoaudiólogo, radioterapeuta e cirurgião de cabeça e pescoço. O tratamento é definido pelo médico baseado no quadro do paciente. As principais formas de combater a doença são a quimioterapia e a radioterapia, porém, em alguns casos, a cirurgia pode ser necessária.
                O acompanhamento do fonoaudiólogo é necessário no período pós-operatório, auxiliando o paciente a superar as dificuldades de fala e deglutição. A avaliação engloba também a motricidade oral, condição respiratória e presença de traqueostomia.